Como minha pesquisa podia resultar numa ruptura com a Igreja, e por não desejar ser queimado na fogueira pelos meus atos(eu só falo besteira porque acredito que ninguem está me ouvindo, e as vezes sou surpreendido, mas nem por isso tenho que responder por toda besteira que emito) resolvi direcionar meus estudos para um tema menos ofensivo e polemico. Sai a divindade do ator porno, entra em cena mais uma pesquisa inutil sobre futebol num país que você nem sabia que existia. “Como diria meu pai, se não está no tabuleiro de War, não é país!” Sábio, como sempre...
Vanuatu é país da Melanésia, de independencia recente(30 de julho de 1980), formado por várias ilhas vulcânicas. Famosa pelo bioma terrestre conhecido como as selvas de Vanuatu, essa democracia popular tem uma economia baseada na agricultura de subsistência. A pesca, serviços financeiros(um grande paraíso fiscal) e o turismo complementam a economia local. O desenvolvimento econômico depende relativamente das exportações, mas a vulnerablidade aos desastres naturais e as longas distâncias entre os principais mercados e as ilhas dificulta tudo.
Para esse jogo contra a Papua Nova Guiné, todos achavam que a vitoria estava no Papuo...hahahaha, sofrivel...Mas não tão feio quanto o penteado do numero 14
Um grande terremoto em novembro de 1999, seguido por um tsunami, causou muitos danos na ilha nordestina de Pentecote, deixando milhares de pessoas sem lar. Outro poderoso terremoto em janeiro de 2002 causou danos à capital Port Vila e áreas adjacentes, seguido por outro tsunami. Se voce ja está com pena das desgraças desse arquipelago, não se esqueça que 1 dolar equivale a 50000 vatus(moeda local). Os 205 mil habitantes não tem dúvidas que seria muito melhor voltar ao escambo. A língua é o bislama (idioma crioulo que evoluiu do inglês). O cristianismo é a religião imposta em Vanuatu, visto que quem era adepto do ritual pagão nativo sofria a penitencia divina da sacra paulada de mão aberta.
Outra modalidade difundida na região é o Campeonato Nacional de Causos. Os moradores se reúnem num bar a beira da praia, após estafante carga de trabalho e movidos pela konyagi (bebida forte a base de raiz)começam a contar mentiras pra poder suportar o dia a dia. Quando voltam tarde da noite pra casa cambaleantes ainda precisam de outra grande mentira pra tentar ludibriar as respectivas patroas. O Vencedor do ano passado foi o nadador olimpico Eric Moussambani*, famoso pelo nado cachorrinho nas olimpiadas de 2002, que diz ter nadado sob as larvas do vulcão Manaro. E quando todos assustados com o feito, perguntaram, COMO? O nadador respondeu sem pestanejar...“borboleta.”
A reunião dos contadores de causos, no detalhe ambos divergem sob o tamanho do penis, e o juiz freudiano ao invés de medir, preferiu falar sobre a inveja...que devia ser o que ele sentia
Romário chegou aos 1000 gols com 40 anos. Roger Joe promete chegar aos 40 gols em 1000 anos. Há quem duvide...
Mas é fora de campo que o esporte nessa terra tornou-se mais popular. Wilson August(tecnico) e Albert Iata(Auxiliar), possuem uma extensa ficha criminal. Suas histórias parecem com enredo de filme hollywoodiano. O técnico esteve preso por furto, enquanto o fisioterapeuta por tentativa frustrada de homicidio. Todos eles tiveram uma segunda chance, deram a volta por cima, pegaram uma seleção desacreditada e...as semelhanças com filmes param por aqui. Em 12 jogos, foram 10 derrotas para equipes inexpressivas como Taiti, Ilha Fiji, Ilhas Salomão, Nova Caledonia e apenas um triunfo. Durante as eliminatorias uma improvável e inesperada vitória ante a Nova Zelandia os colocaram na outra fase. Para desespero local, os moradores acham que essa vitoria despertou a fúria do Vulcão Manaro que adormecia faz 200 anos.
Se alguem tiver que ir pro sacrificio, que seja o Moussambani que nada sob as larvas
Eric Moussambani nasceu em Vanuatu, na provincia do Espirito Santo(isso mesmo) e nadou pela equipe de Guiné que naturalizou outros 5 grandes atletas...Numa prova cujo recorde mundial é de 47s84, Eric fez o tempo de 1min52s72, marca superior ao resultado dos atletas de ponta na prova dos 200m. Apesar de não chegar nem perto do resultado, o nadador cruzou a piscina sob aplausos da platéia. A partir da metade final do percurso, Moussambani perdeu o fôlego e sua luta para não se afogar virou simbolo de superação dos jogos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário